Processo de cicatrização.

Hoje em dia, fazer uma tatuagem se tornou algo comum. Se você está pensando em fazer a primeira tatuagem ou acabou de fazer uma e está em dúvida sobre como cuidar da sua arte, vamos te ajudar nesse processo!

1. Como é feita a tatuagem?

A tatuagem é feita por meio da injeção de uma tinta específica na derme, região da pele que fica localizada abaixo da epiderme. Com isso, o pigmento fica estável na derme por ser formado por partículas grandes, que não são degradadas ou absorvidas pelo organismo. Para atingir a profundidade adequada, as agulhas usadas têm cerca de dois milímetros. Caso não atinjam a derme, a tatuagem acaba sumindo pelo processo natural de descamação da pele.

2. Cicatrização da tatuagem

Ao fazer uma tatuagem, muitas vezes esquecemos que, logo no início, ela se trata de uma ferida aberta que necessita cicatrizar. Existem 3 fases da cicatrização da tattoo:

2.1. Primeira fase da cicatrização da tatuagem

Assim que o tatuador termina o desenho, a tatuagem começa o seu processo de cicatrização. Aqui, ela ainda está em fase de ferida aberta, e precisa ser lavada e então coberta por um filme durante, pelo menos, 24 horas, trocando o curativo com frequência. Nesta fase, a tattoo poderá doer um pouco e ficar inchada. A formação de crostas também é comum nesta fase.

2.2. Segunda fase da cicatrização da tatuagem

Aqui, as crostas começam a descamar. É comum aparecer uma pequena coceira ao redor da tatuagem. É essencial não remover as casquinhas da tatuagem, já que, além de ferir a pele, você pode remover pigmento junto, além de comprometer o processo de cicatrização. É importante manter a região bem hidratada.

2.3 Terceira fase da cicatrização da tatuagem

Essa é a última fase da cicatrização da tatoo, em que as crostas já terão saído quase por completo. No entanto, ainda existirá uma camada de células mortas sobre o desenho, o que faz com que ele tenha uma aparência menos vibrante que nos primeiros dias.

Deixe um comentário